Maçons inauguram "O Aprendiz" em Dourados
- Luciano Petricelli
- 6 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2022

Com uma cerimônia bastante simples, porém muito concorrida, na manhã de um sábado de 25 de julho de 2009 , os maçons de Dourados inauguraram oficialmente o monumento "O Aprendiz" na rotatória de acesso a BR-163, saída para a Capital do Estado, via prolongamento da avenida Marcelino Pires.
Presentes na inauguração do monumento, empresários, advogados, médicos, entre outras classe, como o promotor de Justiça aposentado Upiran Jorge Gonçalves; o advogado Jairo de Quadros; o delegado Regional de Polícia Civil, Nazih El Kadri; os delegados do 1ºDP (Distrito Policial) Sandro Márcio Pereira e João Alves de Queiroz; Carlos Eduardo Mendes, o empresário Vitoriano Carboneira Cales. entre outros ligados a maçonaria douradense. O monumento com cerca de cinco metros de altura em cimento, que retrata a figura simbólica de uma pessoa em franca atividade, visando apreender uma profissão, também foi implantado por todos os integrantes da maçonaria da Capital do Estado.A OBRAA estátua que foi construída a pedido dos maçons de Dourados intitulada de "O Aprendiz" contou com uma solenidade organizada pelo Conselho de Veneráveis das Lojas Maçônicas de Dourados. Na inauguração, o empresário Laércio Gomes Paurosi, presidente do Conselho, falou da importância de Deus na vida de cada um dos irmãos maçons.A estátua que representa o aprendiz segundo o empresário, é uma figura simbólica de posse de uma marreta e um formão entalha a pedra bruta como forma de dizer a todos que o homem está se lapidando para a construção de uma nova humanidade.A estatua foi produzida pelo escultor campo-grandense Erandes Rodrigues e sua criação custou cerca de R$ 15 mil.Os maçons tiveram ainda que arcar com os custos para fazer o aterramento, construção da base de concreto, pintura, iluminação e paisagismo.
A maçonaria, segundo Laércio Paurosi, é uma associação de caráter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. É uma associação iniciática, filantrópica e educativa.
Agora, cá para nós... A imagem de chamada é linda, mas aí vai a mais recente gravada pela Google em 2012 da estatua original! ;)
Comments